Trilha Sete Fontes - Ubatuba

21 de dezembro de 2005.

Depois de ter freqüentado tanto tempo Ubatuba, a praia do Flamengo e a praia de Sete Fontes, achava uma vergonha nunca ter feito a trilha que leva do Flamengo para Sete Fontes. Então, mãos à obra (no caso, pernas à obra). Saímos no final da manhã para fazer a trilha, que é cimentada no seu início e que vai passando ao lado de várias casas. Depois de pouco tempo, ela vira uma trilha mesmo, estreita e íngreme. Haviam alguns degraus que ajudavam um pouco, mas ela não é uma trilha fácil, apesar de curta. Subíamos e a cada curva, quando achávamos que havia acabado a subida, aparecia uma nova elevação. Paramos várias vezes e as pernas estavam sentindo a subida. Quando acabou, ufa!, foi um alívio. Porém a descida ainda era mais íngreme e fomos tomando cuidado para não escorregar ou tropeçar. Em certo ponto da descida, dava para ver uma parte da costeira de Sete Fontes. A descida não demorou muito. Levamos mais ou menos meia hora para percorrer a trilha. Quando chegamos pedimos rapidamente uma bebida e uma porção de batatas fritas e caímos direto no mar para refrescar. Ficamos umas duas horas brincando, nadando e descansando. Só que chegou a hora de voltar. Alguém deu a idéia de pedirmos carona no barquinho deles, mas o orgulho falou mais alto e voltamos a pé.

A surpresa foi que a volta foi bem mais fácil e não chegamos tão cansados.

Em resumo, a trilha é bonita, vale a pena ser feita, mas a pessoa tem que estar bem e em forma. Tem que tomar muito cuidado para não pegar chuva pesada ao longo dela, senão a coisa pode ficar feia, com escorregões e muitos tombos.

Local de ancoragem na Praia do Flamengo para fazer a trilha.

É muito mais seguro deixar o barco no Flamengo e fazer

a trilha no sentido Flamengo-Sete Fontes do que ao contrário.